sábado, 18 de junho de 2011

Ecologia Humana



De que maneira você vem levando sua vida? O que tem feito para ser mais feliz? Como você vem se tratando? Como você trata as pessoas que estão a sua volta? Quais são suas perspectivas e sonhos? Você tem tudo que merece? Como será sua vida daqui a dez anos? Talvez sejam poucos os seres humanos que tenham as respostas imediatas a estas perguntas, mas, vale realmente a pena respondê-las. Saiba que as respostas estão em você e aí, cabe bem o senso de ecologia humana.


A palavra ecologia vem do grego e significa Eco = Habitat/ Lugar de vida/ Sistema de relação e Logia = Estudo/ Ciência, então ecologia pode ser também definida como estudo de sistemas. Nós seres humanos somos um sistema de órgãos e tecidos, um sistema de células, moléculas e átomos, um sistema de pensamentos, de interação com o nosso mundo interno e externo e dos relacionamentos com as outras pessoas. Então, podemos falar em ecologia humana.

Lembre-se que nunca é cedo demais ou tarde de mais para cuidar de si mesmo, afinal se os glóbulos brancos do sangue formam nosso sistema imunológico do organismo, a auto-estima é o “sistema imunológico” do nosso ser. A sua auto-valorização é o início de seu instinto de auto–preservação, de sua ecologia pessoal. Por isso é importante responder as perguntas feitas e mais, cuidar para que elas direcionem seu estar no mundo, suas ações, só assim trarão resultados positivos em sua vida.


Uma vida feliz e próspera começa em você e por você. È você que tem poder de escolha sobre o que pensar, o que falar, de que forma agir, de criar hábitos saudáveis, de formar seu caráter e determinar seu destino. Isso mesmo, você é co-criador de seu futuro. Aí vem as perguntas: O que você fará de seu futuro? Como será sua vida daqui a dez anos?
Depende de você.


Responda a estas perguntas, pois para quem não sabe para onde está indo qualquer caminho serve e para quem está sem direção quanto mais rápido andar, mais rápido poderá chegar onde não se quer. Suas escolhas do passado o colocaram nos lugares e nas situações que se encontra hoje. Suas escolhas de hoje determinam os lugares e situações em que estará no futuro. Crie um futuro ecológico para você! Quem tem auto-estima se reconhece como um filho de um Criador Maior, um Pai que está sempre junto a seus filhos e que fica contente com um coração honesto e um filho que age, pois a cada passo de coragem do filho, mil bênçãos do Pai. Valorize-se: é impossível ser filho de Deus e não ter virtudes.


Quando você se ama, você tem amor a oferecer aos outros, ninguém pode ofertar o que não tem. Então tenha amor-próprio e se preserve, desfaça-se de tudo que não o faça bem. Pode parecer um pouco de egoísmo no começo, mas o Mestre dos mestres nos ensinou: “Amai ao próximo como a si mesmo”.


Quando temos nossos sistemas internos equilibrados, nos voltamos para os sistemas externos, afinal o que é a vida senão relacionamentos? Nós nos relacionamos com nós mesmos e com os outros e para termos bons relacionamentos é importante buscarmos equilíbrio em um “ponto zero” entre a auto-piedade e a arrogância, entre o auto respeito e o respeito pelo outro. Esse “ponto zero” é chamado de humildade, ou seja, é lembrar que apesar do que temos ou deixamos de ter, dos papéis que temos na vida, em um nível acima somos todos iguais.


Relacionando-se bem com você mesmo e com os outros, você estará vivendo um relacionamento de suporte com o Criador, afinal na palavra DEUS, se encontra o “EU”, ele está em você e depende de você para a Sua Luz brilhar em sua vida. Ele é o seu suporte em todos os momentos, depende de você percebe-lo e permitir que ele aja em seus resultados. Viver a expressão maior de si mesmo, dos outros e do Criador é viver ecologicamente consigo mesmo e isso só depende de você.
Pense nisso!



Fonte:
http://www.mensagensmotivacionais.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anjos..se gostarem cometem...