sexta-feira, 15 de agosto de 2014

15 de agosto "Dia Internacional do Reiki"

“A missão do Usui Reiki Ryoho é guiar para uma vida pacífica e feliz, curar os outros, melhorar a felicidade dos outros e de nós mesmos.” - Mikao Usui

Passados 149 anos temos tudo a agradecer àquele a quem chamamos Mestre. Mikao Usui deu origem ao Usui Reiki Ryoho, o método de cura natural Usui. Um método que visa o crescimento pessoal, rumo à felicidade, através da prática de cinco princípios e autotratamento. Este método é também virado para os outros, como terapia complementar.
Se em 1925 a escola se encontrava em Nakano, hoje temos Reiki em todo o Mundo.
De uma forma simples, com as mãos em gassho, repetindo de manhã e à noite, os princípios que nos levam à transformação, o Usui Reiki Ryoho indica-nos o caminho para a felicidade, para uma vida de paz duradoura e de amor incondicional. O coração é o nosso centro mas não pode trabalhar sem uma mente presente. Reiki trabalha em todas as nossas dimensões e por isso traz-nos tantas transformações.
Hoje, 149 anos depois, encontramos Reiki nos hospitais, nos lares, em centros de apoio à pessoa com deficiência. Mais que tudo, Reiki está nos nossos corações, em cada vez mais praticantes. Se cada um se mudar verdadeiramente, o mundo mudará bem mais depressa.

Quando olhamos para o Kanji do Reiki e compreendemos a sua construção, temos outras perspectivas sobre o seu significado, sobre o porquê da escolha deste nome “Reiki” para uma energia que está em todo o lado e que nos harmoniza.
O kanji Reiki é composto por vários outros kanjis, um dele é Ame, que significa chuva. Do céu vem para a terra a água que traz alegria e crescimento às colheitas e aos povos.

A bênção que vem do céu como a chuva – o Reiki

Reiki é energia que está disponível em todo o lado, para qualquer pessoa. É a vitalidade que nos anima. Esta energia, sentimos entrar pelo chakra da coroa, o chakra que faz a ligação com a energia céu, a energia que vem de cima, como a chuva. Num dos seus poemas, o Imperador Meiji reflecte sobre o seu povo e a vida que levam:
Penso acerca
Da vida do povo
Como eles vivem
Vem a chuva
Vem o Sol
São os ciclos da vida que chegam a todos. A uns trará beneces, a outros avisos. Para uns será catastrófico, para outros fértil. São reflexões sobre os ciclos da vida, que todos passamos. O Reiki traz-nos também esses ciclos. A energia transborda o que está mal em nós para que saia e possa dar espaço ao que precisamos para estar bem. A chuva traz-nos uma reflexão profunda sobre o Reiki e sobre nós mesmos.


Advertência à prática

A chuva traz-nos também advertências. Se não cuidarmos do planeta, as enxurradas ou a ausência de água fazem-se sentir. Sendo o Reiki como a água que vem do céu, o Imperador Meiji lança-nos uma advertência no seu poema 104, a água:
Que pena
Apesar da fonte
Ser pura e clara
A água torna-se suja
Quando flui por um riacho poluído
A nossa prática, o autotratamento, deve ser constante, para que possamos limpar o canal energético e assim o Reiki fluir sem obstáculos. Devemos também trabalhar a nossa mente e coração, com os cinco princípios pois de pouco adianta a prática se não transformamos e elevamos a consciência. Para que nos possamos preencher de felicidade, temos que nos esvaziar das questões e pesos que carregamos. A reflexão nos princípios é um passo importante para a mudança.

Por: João Magalhães - Designer, Mestre de Reiki e Presidente da Associação Portuguesa de Reiki. Desenvolve um projecto intitulado o Tao do Reiki, para Descobrir, Desenvolver e Crescer com o Reiki. É também um empreendedor social, acredita na capacidade que cada um tem para auxiliar a transformar a sua comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anjos..se gostarem cometem...